quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

# Relatório da XVIII Reunião Ordinária (RO) do Presbitério Serrano Espiritossantense (PRSE) nos dias 04, 05, 06 e 07 de janeiro de 2012, nas dependências da Igreja Presbiteriana do Bairro de Fátima (IPBF).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PALAVRA DO PRESIDENTE DO PRSE - 2012


Amados irmãos do PRSE,

Pela graça de Deus estou presidente neste ano de 2012. É um grande desafio para o meu ministério, pois durante onze anos consecutivos trabalhei para os Concílios como Secretário Executivo. Sei das minhas limitações, mas conto com a ajuda e paciência de todos, sobretudo daqueles que estão calejados pelos anos de liderança. Sei que não estou sozinho, e se estivesse, que pode um único membro fazer?

Oramos para que o ano de 2012 seja marcante para o Concílio: Primeiro, a implantação do "i-Calvinus" será uma ferramenta muito útil para que o Presbitério "ganhe" tempo nas suas reuniões. Este recurso que a IPB, através de sua Secretaria Executiva disponibilizou para os Presbitérios e Sínodos, acontece no ambiente da Internet (on line), gerando facilidades, mas que requer de cada pastor e conselho um grande empenho, cumprindo os prazos estabelecidos pela CE/PRSE; Segundo, a organização de mais duas Igrejas (Chácara Guarujá - Barcelona e Jardim Tropical) é a realização do sonho de muitos irmãos que derramaram lágrimas pedindo a Deus o crescimento do PRSE. Sabemos das dificuldades e desafios que nos virão, mas com a ação de Deus vislumbramos comunidades fortes e sadias que se unirão às demais igrejas pra fazer do PRSE um Concílio marcante no município da Serra.

Por fim, temos uma agenda de trabalhos, destacando o Dia da Família Presbiteriana, o Aniversário do PRSE e o Culto da Reforma Protestante que visam à mobilização de todas as igrejas e irmãos. Orem e laborem para que estas e outras importantes datas nos unam no desejo principal de adorar ao Senhor Jesus.

Somos + PRSE
Rev. Cláudio Lisias Gomes
(Presidente PRSE)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resumo: Resoluções da XVIII RO - PRSE


RO-PRSE-40: Relatório da Comissão de Exame de Contas da Tesouraria


Quanto ao Doc. RO-PRSE-19, considerando: a) A prévia orçamentária do ano anterior, aprovado na RO de janeiro de 2011; b) O acompanhamento do trabalho da tesouraria pela Executiva do PRSE trimestralmente registrando e avaliando os relatórios apresentados pelo tesoureiro; c) O balancete de Prestação de contas da Tesouraria do PRSE no exercício de 2011, inclusive os registros contábeis. Resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Aprovar as contas da Tesouraria com as seguintes observações: a) Registrar que resultado obtido neste ano em relação à movimentação financeira, haja vista a formação do fundo de reserva, o que trará maior segurança aos trabalhos do PRSE neste ano de crise financeira mundial, não alcançou a meta prevista; b) Destacar o cumprimento integral da previsão de contribuição de algumas Igrejas, a saber: Congregação Barcelona, IPB de Carapina, IPB Manoel Plaza; c) Lamentar o não cumprimento dos deveres conciliares da IPB de Novo Horizonte, com debito anterior de 2009 no valor de R$1.215,06, Congregação de Jardim Tropical, IPB Fonte de Vida, inclusive debito anterior do ano de 2010 no valor de R$1.933,56, Congregação Praia Grande; d) Determinar aos Conselhos e congregações citadas na letra “c” que providencie para que sejam cumpridos os referidos compromissos no prazo de 90 dias a partir da data desta RO/PRSE a CE/PRSE; e) Glorificar a Deus pelos bons resultados, inclusive pelo valoroso trabalho do atual Tesoureiro.

RO-PRSE-41: Relatório da Comissão de Exame das Atas e Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana de Manoel Plaza em 2011

Após ler e examinar as atas do Conselho da Igreja Presbiteriana do Brasil em Manoel Plaza, Atas nº 76, 77, 78, 79, e 80, com base no regulamento Geral de Atas do Manual Presbiteriano, o PRSE resolve aprová-las, com as seguintes observações: 1) Na ata 76, folha nº 80, linha 27, consta a ministração de água pelo Bacharel em Teologia Raimundo Iltlis, no batismo de seu filho Adriel Maia Souza. Sendo a aplicação do sacramento uma prerrogativa do ministro ordenado, e sabendo que o mesmo já obteve ordenação em outra denominação, deve-se constar tal registro em ata, para que o mesmo se enquadre no artigo 31 da CI/IPB, "alínea a". 2) Aprovar os atos do Conselho registrados nas mesmas neste período. 3) Parabenizar o Secretário do Conselho pelo zelo e eficiência na confecção das atas. 4) Rogar as bênçãos de Deus sobre os irmãos no exercício de 2012.

RO-PRSE-42: Relatório da Comissão de Exame das Atas e Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana Fonte de Vida em 2011

Após ler e examinar as atas do Conselho da Igreja Presbiteriana Fonte de Vida, com base no regulamento Geral de Atas do Manual Presbiteriano, o PRSE considerando: a) Que o exame foi do primeiro livro de Atas do Conselho desta Igreja recém organizada; b) Que nas páginas de 01 a 34 consta a transcrição da Ata de constituição e organização da Igreja devidamente registrada em cartório; c) Que o Conselho cuidou de fazer o devido registro e aprovação do Regimento Interno da Junta Diaconal na Ata nº 02; d) Que foram encontrados pequenos erros de pontuação ou concordância, o que, no entanto, não compromete a interpretação ou o registro em questão (Ex. Ata 06, linha 13; Ata 08, linha 22); e) Que há diversos registros de ausência do pastor co campo por motivo de viagem, sem, contudo registrar a autorização ou concordância do conselho (Atas 04 e 08). O PRSE resolve aprová-las, com as seguintes observações: 1) Que o Secretário tenha o cuidado no que tange o considerado em "d"; 2) Que o Conselho cuide de fazer os devidos registros no que se refere o considerado em "e"; 3) Parabenizar o Conselho e o Pastor pelo zelo e presteza nos registros legais e formais da IP Fonte de Vida; 4) Registrar nosso louvor a Deus pela vida do Secretário e do novo Conselho; 5) Rogar as mais ricas e ternas bênçãos de Deus sobre a Igreja, Pastor e Conselho.

RO-PRSE-43: Relatório da Comissão de Exame das Atas e Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana de Carapina em 2011

Após ler e examinar as atas do Conselho da Igreja Presbiteriana do Brasil em Carapina, concernente ao ano de 2011, Ata 337 até Ata 354, com base no regulamento Geral de Atas do Manual Presbiteriano, o PRSE resolve aprová-las, com as seguintes observações: 1) Na Ata 346, há o registro de que o Conselho passa a reunir em Tribunal, após receber “denuncia” contra um irmão, e toma deliberações sem a presença do acusado, que foi citado para comparecer a uma reunião com data posterior; 2) Na Ata 348, há o registro do recebimento do Doc. 02, e a resolução do Conselho foi: “Doc. 02. Toma-se conhecimento e arquiva” sem dizer de que se trata o referido documento; 3) Na Ata 349, há o registro da recepção do “Relatório Financeiro, que se estende até o mês de setembro. Aprovado.”; No entanto além de não registrar que o mesmo foi examinado pela Comissão de exame de contas da tesouraria, não faz a transcrição do mesmo na Ata; 4) Na Ata 353, há o registro de uma conversa suasória com um membro da Igreja que mesmo recalcitrante é convencido pelo Conselho que sua atitude foi equivocada; o irmão é dispensado e não há sequer o registro de que um membro do Concílio orou por ele; 5) Falta o Registro dos dados Estatísticos da Igreja no Final das Atas de 2011. Determina-se que sejam feito os devidos registros; 6) Registrar um Voto de Louvor a Deus pelos trabalhos do Conselho em 2011.

RO-PRSE-44: Relatório da Comissão de Exame de Relatórios de Ministros

Quanto ao Doc. RO-PRSE-35, considerando: a) O bom trabalho executado pelos ministros que o compõe; b) O excelente número de: 18 Profissões de Fé, 23 Profissões de Fé e Batismo, 16 Batismos Infantis; c) O numero de 189 Visitas a não Evangélicos; d) O numero de 859 Visitas a Evangélicos; e) Leitura de 154 Artigos, jornais, boletins e revistas; f) Publicação do Livro "Amar outra vez" pelo Rev. Rinaldo Berbert de Oliveira. O PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Louvar a Deus pela vida e dedicação dos ministros; 3) Registrar voto de apreço ao Rev. Rinaldo Berbert de Oliveira pela publicação de seu livro; 4) Rogar a Deus a benção sobre a vida de cada um e concomitantemente às suas famílias.

RO-PRSE-45: Relatório da Comissão de Exame das Atas e Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana de Serra em 2011

Após ler e examinar as atas (livro 06) do Conselho da Igreja Presbiteriana de Serra, com base no regulamento Geral de Atas do Manual Presbiteriano, o PRSE resolve aprová-las, com as seguintes observações: 1) Ata nº 394 - Na fl. 01, linhas 03 e 04 acontece a repetição da palavra “Serra”; na fl. 01, linha 21 a irmã Renilda da Penha Loiola comparece ao conselho e é registrada sua recepção, sem mencionar qual a forma; na fl. 02, linha 06, cita os nomes dos menores Julia e João Vitor incompletos, sem que antes tivessem sido mencionados; 2) Ata nº 395 - Na fl. 05, linhas 14 e 15 e fl. 06, linha 11, cita o Rev. Rinaldo como “Relator da Comissão Executiva do Presbitério”, sendo correto dizer “Relator da comissão de organização da Congregação de Vista da Serra II”; na fl. 05, linhas 25, 28 e 29 são citados apenas os primeiros nomes sem que tenham sido citados anteriormente; 3) Ata nº 396 - Na fl. 07, linhas 22 a 30, recebe casal vindo da IPB Porto Santana sem dizer qual a forma de recepção nem se faz os registros dos seus dados. Determina a inclusão numa próxima reunião; na fl. 08, linha 17, diz-se “seguintes membros em disciplina num total de 4 membros”, sem citar estes nomes a seguir; na fl. 08, linhas 18 e 19, repete a numeração do documento 002; 4) Ata nº 400 - Na fl. 21, linha 25, cita o nome de Irenilda incompleto, sem que antes tivesse sido citado na Ata; 5) Ata nº 404 - Fl. 33, linha 7, cita o nome do irmão Genivaldo incompleto, sem que antes tivesse sido citado. Nas linhas 15 e 16 ele é recebido sem o registro dos seus dados; Determina a inclusão desses dados numa próxima reunião do conselho; 6) Ata nº 406 - Na fl. 42, linha 16, o conselho convocou a AGO da igreja para o dia 25/12/2011, não cumprindo determinação do SC/IPB de que o ano eclesiástico é de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro; 7) Louva a Deus pela IPB da Serra, sobretudo pelo ousado plano de implantação de uma nova igreja e a contratação de pastor para cuidar do referido campo. Também louva a Deus pela vida e dedicação do Secretário do Conselho.

RO-PRSE-48: Relatório da Comissão de Finanças e Distribuição do Trabalho

Quanto aos Docs. RO-PRSE-07, 11, 12, 13, 17, 18 e 19, considerando: a) As solicitações e/ou necessidades geradas pelos documentos apresentados; b) A aprovação das contas da Tesouraria; c) Que os valores referentes à IP de Novo Horizonte são estimativos. O PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Considerando o IPCA de 6,5%, estipular o valor de piso para as côngruas do PRSE em R$ 3.283,00; 3) Considerando os reajustes e correções anuais, elevar a contribuição do PRSE com plano de saúde para R$ 290,00 em 2012; 4) Considerando a solicitação do Rev. Saul, para que, caso seja transferido para outro Presbitério, mantenha seu vinculo ao plano de saúde sem ônus ao PRSE, atender nos seguintes termos: a) Que o mesmo se propôs a fazer um caução no valor de uma mensalidade do plano a título de segurança em caso de sua inadimplência; b) Que esta decisão não gere precedentes e estipular o prazo de vigência em 18 meses ou menos; 5) Definir a seguinte distribuição de campo: a) Que os pastores Rev. Max, Rev. Rinaldo, Rev. Silvani, Rev. Cláudio e Rev. Oscar estão eleitos em seus respectivos campos em 2012; b) Que o Rev. Enok está designado pelo PRSE para a IP de Vista da Serra II; Rev. Esdras, designado pastor auxiliar na IP da Serra; Rev. Mota, designado pastor auxiliar na IP do Bairro de Fátima; Rev. Saul, designado nos termos do art. 88, alínea "d", para atuar na APADD; 6) Que no caso de organização da Congregação Chácara Guarujá em Igreja, o Rev. Mota seja imediatamente designado, de forma compulsória para a nova Igreja e imediatamente encerrado os laços pastorais com a IP do Bairro de Fátima; 7) Que caso seja aprovado a recepção do Ministro Raimundo Iltlis, como pastor neste Concílio, que ele seja compulsoriamente designado à Igreja também a ser organizada em Jardim Tropical; 8) Estabelecer a seguinte prévia orçamentária para 2012: RECEITAS: Saldo de 2011 [R$ 1.330,00]; Arrecadações e Fins Presbiteriais [R$ 94.858,21]; Total das Receitas [R$ 96.189,06]; DESPESAS: Pastores, Evangelistas, Seminaristas e Licenciados [R$ 63.886,00]; Despesas Funcionais [R$ 23.511,08]; Transferências para Conta de Investimento [R$ 2.991,98]; Verbas Votadas para Federações e Secretarias de Causas [R$ 5.500,00]; Despesas Bancárias [R$ 300,00]; Total das Despesas [R$ 96.189,06]. Todo o detalhamento da previsão orçamentária se encontra no Anexo C; 9) Recomendar a CE-PRSE que acompanhe de perto as Igrejas com valores inadimplentes a fim de cumprirem os compromissos financeiros por estes assumidos nesta prévia; 10) Determinar o não repasse de verbas às Igrejas inadimplentes; 11) Louvar a Deus pela vida e dedicação das Igrejas que tem cumprido com regularidade suas responsabilidades conciliares.

RO-PRSE-49: Relatório da Comissão de Exame das Atas e Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana de Bairro de Fátima em 2011

Após ler e examinar as atas do Conselho da Igreja Presbiteriana do Bairro de Fátima, o PRSE resolve aprovar os Atos e as lavraturas das Atas do Conselho da Igreja Presbiteriana do Bairro de Fátima, concernente ao ano de 2011, ata 460 até 486 com as seguintes observações: 1) Nas Atas 461, 463, 465, 467, 469, 477, 480, 481. Ao fazer o arrolamento dos membros não é colocado o Nº de Ordem de cada um. O PRSE determina que se façam os devidos registros com o respectivo Nº de Ordem; 2) Na Ata 472. Folha 25 não registra a hora em que a senhora Lucimara Miranda Nascimento se retira da reunião configurando a permanência dela ate o fim. O PRSE recomenda que se observem os horários de entrada e saída da reunião do conselho; 3) Na Ata 474. A data de inicio da reunião com a data de encerramento não coincidem. O PRSE determina que se faça a devida correção; 4) Na Ata 474 onde esta registrada a ata da Assembléia Extraordinária para Eleição de Pastor não Consta o numero total de membros da igreja e nem o número dos membros da sede para a verificação do quorum. O PRSE determina que se façam os devidos registros informando os números referentes as atas em epígrafe e se observe nas Atas das Assembléias futuras; 5) Na Ata 475 Na folha 33, Os pastores prestam relatório Verbal das suas atividades ao conselho o que é transcrito, sendo esta ata de Julho de 2011, porém não consta o registro dos atos pastorais do segundo semestre. Recomenda-se que seja transcrito na próxima ata; 6) Nas Atas 483, 485 não é devidamente desarrolados os membros que são transferidos. O PRSE determina que se faça usando a CI/IPB para justificar o devido ato. 7) Na Ata 485. a data de inicio da reunião não confere com a data de encerramento da referida reunião. O PRSE determina que se faça a devida correção; 8) Não há registro da estatística da igreja do ano de 2011. O PRSE determina que se faça o devido registro; 9) Não ha registro do movimento financeiro do ano de 2011 e não a registro da previa orçamentária para o ano de 2012. O PRSE determina que se façam os devidos registros; 10) Não contem assinatura nas folhas junto a sua numeração pelo presidente e secretario do Conselho como determina o MANUAL PARA CONFECÇÃO DE ATAS ELETRONICAS parágrafo 9 letra b. O PRSE determina que as atas a partir deste ano sigam o Manual; 11) Aprovar as atas e os atos do Conselho da IPB de Bairro de Fátima. E dar um prazo de 90 dias para os referidos acertos; 12) Rogar as mais ricas bênçãos do Senhor sobre a vida de cada membro do conselho, família e da Igreja. Sala das Sessões, 07 de Janeiro de 2012.

RO-PRSE-50: Relatório da Comissão de Exame das Atas e Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana de Novo Horizonte em 2011

Após examinar as Atas e Atos da Igreja Presbiteriana de Novo Horizonte. Verifica-se um erro de repetição de situação. Na Ata de número 197 o Tribunal é encerrado e o conselho passa a reunir eclesiasticamente. A frase é repetida na folha 66, linha 33 e folha 67, linha 04. No mais o livro de ATAS está redigido nos conformes. O PRSE resolve aprovar as Atas com esta pequena ressalva.

RO-PRSE-51: Relatório da Comissão de Estatística

Quanto ao Doc. RO-PRSE-37, o PRSE resolve aprovar os relatórios com as seguintes considerações: 1) Informar que a IPB de Novo Horizonte não registrou o movimento financeiro de 2011; 2) Informar que a IPB de Novo Horizonte não enviou a prévia do movimento financeiro para 2012; 3) Informar que a IPB de Carapina não registrou o número de membros das sociedades internas; 4) Lamentar os não recebimentos dos dados estatísticos da JPM; 5) Determinar ao Conselho da IPB de Novo Horizonte que no prazo máximo de 90 dias envie a Comissão Executiva o movimento financeiro de 2011 e a prévia orçamentária 2012; 6) Determinar ao Conselho da IPB de Carapina que no prazo máximo de 90 dias envie a quantidade de membros das sociedades internas; 7) Determinar que a JPM no prazo máximo de 90 dias envie os dados estatísticos da Congregação de Praia Grande.

RO-PRSE-52: Relatório da Comissão de Exame de Candidatos

O PRSE, considerando: a) Que o referido candidato cumpriu todas as exigências constitucionais quanto aos passos que foram dados até o presente momento: tendo sido primeiramente aspirante e agora candidato; b) Que o mesmo demonstrou ter vocação ministerial através do seu trabalho; c) Que referido candidato cumpriu todas as determinações do PRSE em sua última RO, quanto ao artigo 122 da CI/IPB, que trata da apresentação de sua TESE e EXEGESE. Demonstrando capacidade crítica, metodologia de exposição, lógica nas conclusões e clareza no salientar a força de expressão da passagem bíblica; d) Que referido candidato cumpriu todas as determinações do PRSE em sua última RO, quanto a sua complementação curricular, obtendo bom êxito nas disciplinas cursadas; e) Que o mesmo foi avaliado de forma oral e escrita pelos professores designados por este concílio, respondendo satisfatoriamente a todos os questionamentos a que foi submetido; f) Que o mesmo é ministro ordenado por outra comunidade evangélica idônea; g) Que o mesmo, tendo sido acompanhado por seu tutor ao longo deste período, foi recomendado por este ao ministério ordenado da Igreja Presbiteriana do Brasil. O PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Louvar a Deus pela vida e dedicação do candidato; 3) Recebê-lo como Ministro Ordenado no nosso concílio (PRSE), após cumprimento do artigo 47 da CI/IPB, no ato da organização da Congregação Presbiteriana de Jardim Tropical; 4) Rogar a Deus a benção sobre a vida do mesmo e sobre sua família.

RO-PRSE-53: Relatório 01 da Comissão de Legislação e Justiça

Quanto aos Docs. RO-PRSE-15 e RO-PRSE-16, o PRSE considerando: a) A reprovação do aspirante ao Sagrado Ministério, Helton Reis; b) A legitimidade da expressão do aspirante em permanecer como tal; c) A lisura do Conselho da IPB de Serra em refazer o documento nº 15, o qual protocolado em plenário, reconhecendo que o mesmo não expressou a decisão contida na ata 404; d) A decisão do Conselho em mantê-lo como aspirante; e) O desejo do Rev. Máx Wenzel Eler Louzada em permanecer como seu tutor eclesiástico; f) A reprovação no vestibular não se torna fator impeditivo a outra tentativa; g) Conversa desta comissão com representante e membro do Conselho da IPB de Serra; h) Conversa desta comissão com o pastor da Igreja; i) Conversa desta comissão com o referido aspirante. O PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Reconhecê-lo como aspirante ao Sagrado Ministério pela IPB de Serra; 3) Designar o Rev. Max como seu tutor em 2012; 4) Recomendar ao Conselho da IPB de Serra que utilize do aspirante em atividades que corroborem para o seu crescimento e aprendizado; 5) Recomendar que o seu tutor eclesiástico elabore um planejamento acadêmico contando, se necessário for, com o apoio de outros membros do Concílio para tal; 6) Rogar as bênçãos de Deus sobre as vidas do tutelado, dor tutor e do Conselho.

RO-PRSE-54: Relatório 02 da Comissão de Legislação e Justiça

Quanto ao Doc. RO-PRSE-07, o PRSE considerando: a) A importância do plano de Saúde para os pastores do PRSE; b) A importante deliberação do PRSE em viabilizar o plano de Saúde para os mesmos; c) A complexidade do gerenciamento do Plano, quando o mesmo extrapola a jurisdição de quem o administra. O PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Manter o Plano de Saúde nos moldes atuais; 3) Não acatar a proposta apresentada, por já ter sido tratado em plenário.

RO-PRSE-55: Relatório 03 da Comissão de Legislação e Justiça

Quanto ao Doc. RO-PRSE-17, o PRSE considerando: a) Que a JPM é uma Autarquia do PRSE; b) Que há em caixa da JPM saldo considerável para ajudar em sua despesas; c) Que neste ano de 2012 a JPM ainda não tem Obreiro que assista ao Campo de tempo integral nem parcial; d) Que a conversa que teve a JPM com o ministro citado no documento não é a maneira de suprir o campo, pois é inconstitucional, já que ele pertence a outro Presbitério; e) Que não podemos deliberar sobre possibilidades futuras, e especialmente com respeito a ministro não pertencente a este Concílio; f) Que a JPM tem liberdade para Gerir as necessidades do Campo sob sua Jurisdição (Praia Grande), conforme seu RI. O PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Quanto a solicitação de Verba, encaminhar para Comissão de Finanças e Distribuição de Trabalho para ver a viabilidade financeira do PRSE; 3) Quanto a Conversa com o ministro citado, informar a JPM que no momento não poderá firmar qualquer parceria, por se tratar de ministro de outro Presbitério; 4) Quanto as Ações a partir de Junho com respeito a este Obreiro, Informar a JPM que no tempo próprio tratará a juízo do PRSE, dando os passos constitucionais cabíveis que se fizerem necessários, ouvidas as partes interessadas; 5) Quanto a Escala de Ministro para celebrar Atos Pastorais no Campo de Praia Grande, determinar a JPM para convidar os Ministros do PRSE, conforme Agenda deles.

RO-PRSE-56: Relatório 04 da Comissão de Legislação e Justiça

Quanto aos Docs. RO-PRSE-11 e RO-PRSE-12, o PRSE considerando: a) As propostas encaminhadas pelos Conselhos; b) A Legalidade Constitucional; c) Que compete aos Conselhos encaminharem para o Presbitério pedido de Organização de Congregação em Igreja; d) Que é da Competência dos Presbitérios organizar em Igreja as Comunidades que assim desejarem, conforme Art. 4 § 3º e Art. 88 alínea “f” da CI/IPB; e) O Anseio expresso das duas Comunidades. O PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Dar os passos constitucionais para a Organização das duas Congregações em Igrejas, por julgar a sua constitucionalidade ou legalidade; 3) Quanto aos Pedidos Financeiros contidos nos documentos, encaminhar à Comissão de Finanças e distribuição do Trabalho; 4) Atender a solicitação do Conselho da IPB em Manuel Plaza e determinar a data de 15 de Abril de 2012, para a Organização de Jardim Tropical. Ressaltando que se cumpra o envio das verbas atrasadas ao PRSE; 5) Atender a solicitação do Conselho da IP do Bairro de Fátima e determinar a data de 04 de Março de 2012, para a Organização da Congregação em Chácara Guarujá; 6) Nomear as seguintes Comissões de Organização: 1) Chácara Guarujá: Relator: Rev. Máx Wenzel Eler Louzada. Membros: Rev. João Carlos de Paula Motta, Rev. Silvani José de Souza. Presb. Corinto Eller Fernandes e Presb. Edmar Souza Pereira Júnior. 2) Jardim Tropical: Relator: Rev. Rinaldo Berbert de Oliveira. Membros: Rev. Antônio Raimundo Silva Alves, Rev. Oscar Manuel Alvares Ojeda. Presb. José Renato Cayres e Presb. Sinézio Anastácio do Nascimento.

RO-PRSE-59: Relatório da Comissão de Exame das Atas e Atos da Executiva do PRSE

O PRSE resolve aprovar as atas e os atos com as seguintes observações: 1) Ata de nº 168, folha 01, linha 05 consta indevidamente o nome Rev. Max Wenzel Eler Louzada; 2) Ata de nº 169, folha 04, linhas 25 e 26, data de encerramento não confere com a data de início da reunião; o mesmo acontece nas atas de nº 173, 174 e 175; 3) Ata de nº 170, folha 05, linha 08, é repetida, sem necessidade, a palavra “Secretário”; 4) Ata de nº 170, folha 05, linha 11 não há registro o nome de quem fez oração; 5) Ata de nº 171, folha 06, linha 24 registro do nome do Presb. Márcio Tononi Becalli está incompleto; 6) Ata de nº 171, folha 06, linhas 28 e 29, recebe-se os documentos de números 03 e 04 e não lhes dá o destino; 7) Ata de nº 171, folha 07, linhas 01 e 02, falta esclarecimento da designação do Rev. Silvani José de Souza; 8) Ata de nº 172, folha 08, linha 25, suspende-se a reunião e não há registro do horário de retorno da mesma; 9) Ata de nº 172, folha 08, linha 26, o registro do nome do Diácono Carlos Augusto Lorenzoni, está incorreto e incompleto; 10) Ata de nº172 folha 08, linha 30, há repetição da palavra “Levantamento”, confundindo o entendimento da leitura; 11) Nas notas de rodapé da ata 173, folha 10, falta mencionar os “membros ausentes”; 12) Na ata 173, folha 10, linhas 31 a 33, e na ata 174, folha 12, linhas 15 e 16, existe contradição; 13) Ata 175, folha 13, linha 17, omite-se a palavra “do” candidato. 14) Parabenizar o secretário pela sua dedicação e zelo, não obstante as falhas. 15) Quanto ao relatório da CE/PRSE, o mesmo confirma as resoluções desta CE, na pratica, mostrando a dedicação e zelo desta Diretoria.

RO-PRSE-60: Relatório da Comissão de Indicações ao PRSE

O PRSE Considerando: a necessidade remanescente de nomeação de Secretários Presbiteriais e Diretoria da JPM, conforme demandado da última RE-PRSE. Resolve proceder as seguintes nomeações: Secretaria Presbiterial de Música, Rev. Enok Ferreira de Souza; Secretaria Presbiterial de Ação Social, Presb. Mauro Luiz de Oliveira; Diretoria da JPM: Presidente, Sonia Maria Fernandes; Vice-Presidente, Helton dos Reis; 1º Secretário, Presb. Euclides Correa de Lima; 2º Secretário, Presb. Eudes Lima do Carmo; Tesoureiro, Presb. Jose Renato Cayres.

RO-PRSE-61: Relatório 01 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-26, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Ressaltar que a secretaria usou com maestria o recurso de parcerias (IP Serra, Fead e Sper); 3) Ressaltar que a secretaria tratou com as carências mais importantes da nossa sociedade, a saber: mão de obra qualificada e prevenção à dependência de drogas; 4) Dar um voto de apreciação pelos trabalhos realizados.

RO-PRSE-62: Relatório 02 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-27, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Parabenizar a parcerias desta secretaria com a SPAS na ministração de 14 palestras no âmbito de nosso Concílio (Igrejas e Congregações) com o projeto "Caminho do Bem"; 3) Dar um voto de apreciação pelos trabalhos realizados.

RO-PRSE-63: Relatório 03 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-28, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Lamentar que a falta de tempo do Secretário em realizar o trabalho com a 3ª Idade no âmbito do Concílio, este se viu prejudicado.

RO-PRSE-64: Relatório 04 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-29, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Ressaltar o acompanhamento do Secretário junto à Federação UPH; 3) Ressaltar o profícuo trabalho do Presidente juntamente com a Diretoria da Federação UPH; 4) Parabenizar a Diretoria pela confecção do Boletim do Congresso; 5) Dar um voto de apreciação pelos trabalhos realizados.

RO-PRSE-65: Relatório 05 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-30, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Ressaltar o relevante trabalho do Secretário junto à Federação; 3) Ressaltar o profícuo trabalho da Federação de SAF; 4) Destacar o número considerável de literaturas bíblicas distribuídas (entre Bíblias, NTs, folhetos e outros no total de 19.109); 5) Destacar o valor em dinheiro enviado a Missões e doações no total de R$13.395,90); 6) Dar um voto de apreciação aos trabalhos realizados; 7) Lamentar que a Federação SAF não tenha entregado as informações do seu Congresso conforme determinação do Manual Unificado das Sociedades Internas da IPB; 8) Solicitar à Federação SAF que entregue seu Relatórios do Congresso à CE/PRSE no prazo de 90 dias; 9) Solicitar ao Secretário Presbiterial SAF que oriente a Federação quanto ao cumprimento do Manual Unificado das Sociedades Internas da IPB.

RO-PRSE-66: Relatório 06 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-31, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Ressaltar o trabalho do Secretário junto à Federação; 3) Ressaltar o trabalho da Diretoria da Federação no âmbito do Concilio; 4) Considerar pertinentes os questionamentos feitos pelo Secretário quanto aos líderes que não se envolvem com o trabalho com a Mocidade; 5) Envidar esforços para promover uma real revitalização do trabalho com todas as Sociedades Internas da Igreja no âmbito do Concilio; 6) Dar um voto de apreciação pelos trabalhos realizados; 7) Lamentar que a Federação UMP não tenha entregado as informações do seu Congresso conforme determinação do Manual Unificado das Sociedades Internas da IPB; 8) Solicitar à Federação UMP que entregue seu Relatórios do Congresso à CE/PRSE no prazo de 90 dias; 9) Solicitar ao Secretário Presbiterial UMP que oriente a Federação quanto ao cumprimento do Manual Unificado das Sociedades Internas da IPB.

RO-PRSE-67: Relatório 07 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-32, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Ressaltar o bom trabalho do Secretário junto à Federação de Adolescentes; 3) Reconhecer o modesto trabalho da Presidente da Federação; 4) Dar um voto de apreciação pelos trabalhos realizados; 5) Lamentar que a Federação UPA não tenha entregado as informações do seu Congresso conforme determinação do Manual Unificado das Sociedades Internas da IPB; 6) Solicitar à Federação UPA que entregue seu Relatórios do Congresso à CE/PRSE no prazo de 90 dias; 7) Solicitar ao Secretário Presbiterial UPA que oriente a Federação quanto ao cumprimento do Manual Unificado das Sociedades Internas da IPB.

RO-PRSE-68: Relatório 08 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-33, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Destacar que orou com os pastores e seus familiares e ainda teve a gentileza de lhes oferecer uma caneta como brinde de pelo seu aniversário, tomando refeição com alguns deles; 3) Dar um voto de apreciação pelos trabalhos realizados.

RO-PRSE-69: Relatório 09 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-34, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Ressaltar o empenho no realizar suas funções mesmo enfrentando enfermidades pessoais ao longo do ano; 3) Lamentar a ausência dos outros membros da diretoria da JPM nas atividades realizadas; 4) Lamentar a ausência do livro de atas da diretoria da JPM para o exame da comissão; 5) Determinar que a diretoria o entregue à CE/PRSE no prazo de 90 dias; 6) Dar um voto de apreciação aos trabalhos realizados pelo Presidente.

RO-PRSE-70: Relatório 10 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-38, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Ressaltar o delicado trabalho do Secretário junto à Federação de UCP; 3) Lamentar que o Congresso não pôde ser unificado com as outras Federações como programado; 4) Dar um voto de apreciação aos trabalhos realizados.

RO-PRSE-71: Relatório 11 da Comissão de Estado Religioso

Quanto ao Doc. RO-PRSE-36, o PRSE resolve: 1) Tomar conhecimento; 2) Ressaltar que todos os Conselhos não perderam sequer um domingo do ano; 3) Destacar o zelo dos Conselhos por manter ativos todos os cultos normais da igreja; 4) Destacar o zelo dos Conselhos em comemorar todas as datas efemérides e comemorativas da IPB; 5) Ressaltar que somadas foram realizadas 3.125 reuniões de edificações e cultos nas Igrejas e Congregações; 6) Ressaltar que todos os Róis de Membros das Igrejas estão atualizados; 7) Ressaltar o zelo dos Conselhos na celebração da ceia do Senhor, chegando a um total de 177 celebrações, que dá uma média anual de 14 ceias por comunidade por ano; 8) Ressaltar o zelo dos pastores em assistir os membros impossibilitados de participarem da ceia no templo, num de 101 celebrações; 9) Concluir que de modo geral, o estado religioso das Igrejas do Concilio é bom; 10) Ressaltar as iniciativas de parcerias das Igrejas e Sociedades Internas com o Projeto "Gota de Esperança".

RO-PRSE-72: Relatório da Comissão de Exame das Atas e Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana de Vista da Serra II em 2011

O PRSE considerando: a) As atas não foram redigidas de acordo com as normas de atas eletrônicas da IPB; b) Há vários erros de digitação; c) Não foi registrada no livro de atas a estatística da Igreja; bem como o movimento financeiro da igreja referente a 2011 e a previsão orçamentária para 2012. O PRSE resolve não aprovar a lavratura das Atas do conselho da Igreja Presbiteriana Vista da Serra II e determinar que: 1) O Conselho transcreva corretamente todas as atas do ano de 2011 de acordo com as normas de atas eletrônicas; 2) Transcreva movimento financeiro da igreja referente a 2011 e a previsão orçamentária para 2012; 3) Determinar ao Conselho que no prazo máximo de 90 (noventa dias) envie as atas devidamente corrigidas a CE/PRSE para a aprovação.
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Agenda do PRSE 2012


04/01/2012 - Culto de Abertura dos Trabalhos das Federações do PRSE;
04 a 07/01/2012 - RO-PRSE;
11/02/2012 – RE-SCE;
04/03/2012 - Organização da Congregação Chácara Guarujá como Igreja;
17/03/2012 - 1º Encontro Lideranças do PRSE (08h00min);
15/04/2012 - Organização da Congregação Jardim Tropical como Igreja;
01/05/2012 - Encontro da Família Presbiteriana;
09/07/2012 - Dia do Diácono;
05/08/2012 - Dia do Presbítero;
10 a 12/08/2012 - Aniversário do PRSE;
01/09/2012 - Encontro de Oficiais do PRSE (solicitação para transferir para 08/09/2012);
31/10/2012 - Culto da Reforma Protestante;
06/10/2012 - 2º Encontro das Lideranças do PRSE;
31/10/2012 - Culto da Reforma Protestante;
17 a 18/11/2012 - Congresso da Federação UCP.
23 a 25/11/2012 - Congresso Unificado das Federações PRSE (UPH|SAF|UMP|UPA).
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Presb. Edmar de Souza Pereira Júnior
(Secretário Executivo PRSE)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário